Principal » Novidades » Notícias » Campeonato também esconde ciladas - Correio Popular 05/07/2010

Campeonato também esconde ciladas - Correio Popular 05/07/2010

Piratas virtuais usam o tema para espalhar vírus e roubar dados dos usuários

Matéria Publicada no Correio Popular, dia 05 de Julho de 2010.

Correio Digital

Na internet, a Copa do Mundo não é só notícias e piada. Muitos hackers e criminosos virtuais usam o interesse pelo mundial para disseminar vírus e invadir computadores. A ação dos piratas eletrônicos busca obter dados de usuários. Para isso, lançam iscas em e-mails com informações, fotos e vídeos curiosos. Na última semana, circulou um e-mail com link de uma falsa notícia da agressão do técnico Dunga contra um torcedor. Outra isca muito comum é a promessa de prêmios. 

O especialista em segurança da informação, Carlos Guimarães, orienta o internauta a não abrir mensagens ou fazer downloads de arquivos suspeitos e remetentes desconhecidos. “Para detectar o golpe, basta passar o mouse sobre a notícia e verificar o endereço”, ensina. 

Também é preciso manter os mecanismos de proteção atualizados. “É importante atualizar o antivírus diariamente. Foi-se o tempo em que uma atualização semanal era suficiente para proteger a máquina”, diz. 

Relatório Symantec de Ameaças à Segurança na Internet divulgado recentemente informa que a África do Sul, por sediar a Copa do Mundo, subiu sete posições na lista das nações mais vulneráveis às invasões de hackers. Enquanto o país-sede está em 43º lugar, o Brasil é o terceiro mais vulnerável. Estados Unidos e China encabeçam a lista. (PA/AAN)