Principal»Soluções»Gerenciamento e Monitoramento de Serviços de TI

Gerenciamento e Monitoramento de Serviços de TI

Atualmente temos uma diversidade de dispositivos que se comunicam e compartilham recursos. Para mantermos o desempenho desses serviços necessitamos de redes de comunicação eficientes e para isso utilizamos ferramentas de Gerenciamento e Monitoramento de redes aliadas à técnicas especificas.

O gerenciamento de redes está associado ao controle de todas atividades e ao monitoramento dos recursos na rede.

Como pontos básicos podemos citar:

  • Coleta de informações da rede;
  • Tratamento dessas informações para possibilitar um diagnóstico de problemas.
  • Apontamentos das soluções desses problemas.

Quando se monitora uma rede antecipamos ações necessárias para correção de possíveis falhas, pois os profissionais envolvidos serão alertados através de e-mails pré-configurados e/ou outras mensagens de alerta. Com isso obtemos uma rede sempre em funcionamento e com desempenho esperado estando onde estiverem os profissionais envolvidos.

A agilidade no reparo de falhas de algum dispositivo também se torna mais rápido porque o sistema de gerenciamento e monitoramento aponta para esse dispositivo evitando uma série de teste para descobrir a origem dessa falha.

Por quê gerenciar uma rede?

Gerenciamento e Monitoramento de Serviços de TI 1

  • Controle do desempenho da rede;
  • Manter a segurança da rede;
  • Detectar, diagnosticar e registrar possíveis problemas;
  • Apontar recursos que se tornam indisponíveis na rede;
  • Inventário de todos ativos da rede;

Para que gerenciar?

  • Reduzir o tempo de parada de rede;
  • Reduzir custos.